1. Visualizou, responde
Você abre o Whatsapp e manda uma mensagem para contar para um amigo algo que acabou de ver. Os símbolos de check ficam verdes: a mensagem foi entregue. Dois milésimos de segundos depois, ele fica online e os checks ficam azuis: ele leu. Uma hora depois e ele ainda não respondeu. A informação pode até não ser relevante, mas não custa responder. Afinal, não existe nada mais deselegante do que não responder uma mensagem depois de visualizá-la. Nada mesmo. O vácuo é o pior de todos os limbos.
Desde que o Whatsapp permitiu visualizar se a mensagem foi lida ou não, foi instalado um tremendo mal-estar nas relações virtuais. Tem muita amizade de infância acabando por causa disso. Se você sabe que não vai ter tempo para responder ou se trata-se daquela amiga chata que sempre vem com um comentário aleatório sobre algo não muito interessante, é melhor não visualizar. O mesmo vale para os grupos: a gente sabe que você leu, mas não se pronunciou, ok?
2. Haters gonna hate: deu, né?
Apesar do histórico, o Brasil é uma democracia, certo? Então, entende-se que a liberdade de expressão está aí para ser desfrutada. Afinal, se Deus nos deu o livre arbítrio (parafraseando algum versículo da Bíblia), não é o Mark Zuckerberg quem vai determinar o que se pode ou não dizer no Facebook. Mas, gente, qual a necessidade de destilar tanto ódio em tudo que é comentário? Tudo bem, boa parte das pessoas gosta de dar aquele pitaco, mas é importante manter a educação e o bom senso mesmo nas horas de maior exaltação. “Anti-BBBs”, “petralhas vs. coxinhas”, “ditadura gay”, “colorado vs. gremistas”. Que tal contribuir para uma timeline pacífica?
Outra dica importante para aqueles que não abrem mão de dar um pitaco: leia antes de achincalhar a publicação de outrem ou você corre o risco de se tornar vítima do próprio achincalhamento.
3. “Oi, mozão! Vim aqui para dizer eu te amo <3”
O casal é tão perfeito que precisa ficar mostrando isto para todos os amigos do Facebook. Chat,Whatsapp, DM, Skype, e-mail, Snapchat, MSN, cartinha, bilhete, telefone sem fio: não faltam opções para se declarar ao amado. Precisa mesmo publicar um “Passei aqui para lembrar que eu te amo” natimeline do outro?
4. “Bom dia! Se a sua estrela não brilha, deixe a minha brilhar”: LEGENDA DE UMA FOTO SENSUAL
NÃO, NÃO, NÃO! Frases de impacto em legendas de fotos – principalmente se for uma selfie com pose sensual – não combinam. “Força, fé e foco” também não dá. Vamos dar às fotos as legendas que elas merecem. Se faltar criatividade, vale apelar para a letra daquela música que você gosta, afinal, ninguém é de ferro.
5. Recados nos comentários
Esta é para aquela tia que mora no Interior e não te vê há meses. Você posta a foto de um happy hour na sexta-feira e lá vem ela comentar: “Como vc tá lindo fulano tem que visitar a tia aqui em São Sei lá o Quê kkkk”. Assim: sem vírgula, nem ponto e finalizando com o famoso “kkkk”.
6. The amazing article about something even more amazing
Se você é brasileiro, mora no Brasil e só tem amigos brasileiros, qual a necessidade de ficar publicando tudo em inglês?
7. NÃO PRECISA GRITAR COMIGO, OK?
ESCREVER EM CAPS LOCK É A MESMA COISA QUE FALAR COM ALGUÉM GRITANDO. Não precisa.
8. Selfie demais já é narcisismo
Você se ama, se acha linda, perdeu 50kg em 12 meses graças àquele shake maravilhoso e quer dividir isso com os amigos nas redes sociais? Tudo bem, mas não precisa exagerar publicando umaselfie atrás da outra, porque isso já é um sintoma de narcisismo. No Instagram, fica legal revezar com uma foto de paisagem, do cachorro, do jantar especial ao invés de ficar propagando apenas a própria imagem. Tudo, claro, com parcimônia.
9. Profissão: comentarista de Facebook
Compartilhamentos e comentários excessivos na timeline são uma receita infalível para você se tornar o chato mor do Facebook. Todo mundo tem aquele amigo que compartilha pelo menos cinco notícias por dia com um texto enorme com as próprias teorias a respeito do tema ou então defendendo a sua mais nova filosofia de vida. E há aqueles que postam uma música das antigas (com a legenda”sonzera!”), meia hora depois publicam um manifesto contra a operadora de celular, mais alguns minutos e compartilham aquele vídeo com pandas fofos. Tudo devidamente comentado. Uma vez na semana até que é engraçado, mas o dia todo? E ainda tem aquele post clássico:
“Da série tropecei na calçada
( ) Era tudo o que eu precisava
( ) Não contavam com a minha astúcia
( ) Que calçada burra
( ) Ilarilarilariê (ô, ô, ô)”
A dica é: o feed não é prova de vestibular.
10. “Bom diaaaa, faces!”
Nada mais caricato do que aquele amigo que publica tudo, mas tudo MESMO que faz durante o dia. Desde a hora que acorda com um “Bom diaaaa!”, passando pelo “Almoço com a galera!” e “Hoje o treino vai ser pesado” (o clássico check-in na academia). Que tal evitar um sequestro-relâmpago com tanta exposição? Não precisa contar absolutamente tudo o que você faz.
11. #itgirls #beach #praia #sarada #atlantida #summer #ferias #vacation #girls #mar #tolinda #solteira #singleladies #amigas #bff #friends #tops #asmaistops #tbt #lookdodia #partiu #selfie
Você está lá rolando o feed do Instagram e depara com uma foto daquela amiga, que está aproveitando as férias em Atlântida e vai curtir até que… ESPERA AÍ, PARA QUE TANTA HASHTAG? Qual a necessidade disso? Nós aqui do blog PerfeGosa não entendemos.
12. Curte ou compartilha?
Dá unfollow, no caso. As chamadas correntes – que migraram do Facebook para o Whatsapp – não param de se multiplicar. Existem as correntes do bem e você pode ajudar um cachorrinho abandonado a achar um lar. Existem as conspiratórias, que dispensam comentários. E existem aquelas sem sentido algum, que cabe a quem recebe apenas ignorar. A pior de todas as correntes é essa: curte ou compartilha?
13. Indireta é tãããão anos Orkut
Ficar dando indireta no Twitter ou no Facebook – ou até mesmo naquele grupo do Whatsapp no qual há um participante que é seu desafeto – é over. Além de pegar mal para o emissor da indireta, fica chato para o restante do mundo, que não entende nada. O mesmo vale pare piadas internas.
14. Não, eu não quero jogar FarmVille. Obrigado!
Precisa explicar?
15. SPOILER DEVIA SER PECADO CAPITAL
Se você já assistiu ao fim da última temporada daquela série a que todos os seus amigos estão assistindo, beleza. Não precisa correr para as redes para acabar deslizando com aquele spoilerdesnecessário, ok?